segunda-feira, 13 de maio de 2013

PRÊMIO RBS DE EDUCAÇÃO - Ideias para ler o mundo

A partir de hoje, professores e educadores que desenvolvem projetos de apoio à leitura podem participar do Prêmio RBS de Educação. Com o slogan Para Entender o Mundo, o prêmio vai divulgar e valorizar iniciativas que incentivam a leitura nas salas de aula ou em projetos comunitários. O evento de lançamento será ao vivo, no Jornal do Almoço de hoje, na RBS TV

As palavras são capazes de levar o leitor até lugares distantes e a habitar cenários ilimitados. Mergulhar em um texto é uma conquista, principalmente quando há o apoio de um leitor experiente.

O 1º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo vai homenagear e divulgar as boas ideias daqueles que se preocupam em incentivar a leitura em sala de aula ou em grupos comunitários. O tema do concurso, que será lançado hoje e é promovido pelo Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, é a mediação de leitura, ou seja, uma forma criativa de fazer a ponte entre o texto e os leitores.

– O mediador de leitura é aquele que entende daquilo que vai ser lido e vai ajudar as pessoas que têm dificuldade, como se fosse uma leitura comentada – explica Bia Cortese, coordenadora de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), responsável pelo apoio técnico do concurso.

O prêmio ocorrerá em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Para marcar o lançamento, o Jornal do Almoço preparou a edição especial que vai ao ar hoje na RBS TV. O programa mostrará que cada Estado vai premiar três categorias, somando R$ 155 mil em prêmios. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site www.premiorbsdeeducacao.com.br. Podem participar professores e educadores que desenvolvam práticas de apoio à leitura em qualquer disciplina. Os concorrentes devem escrever um relato sobre a experiência e registrá-lo no site. A seleção será feita por especialistas, que vão eleger nove finalistas. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia de premiação.

– Um dos valores da RBS é o desenvolvimento coletivo, porque nos sentimos comprometidos com as comunidades em que atuamos. Este prêmio está alinhado à nossa responsabilidade empresarial, à nossa preocupação como empresa com o desenvolvimento da sociedade – afirma o presidente-executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.

Mais do que reconhecer trabalhos bem-sucedidos, a ideia é fazer com que boas práticas sejam divididas e replicadas em sala de aula. O Brasil está na 55ª posição no ranking de leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), entre 65 países.

– A RBS está comprometida com a causa da educação, com iniciativas objetivas que visem ao aperfeiçoamento e ao avanço da educação em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Neste contexto é que lançamos o Prêmio RBS de Educação, iniciativa que pretendemos realizar todos os anos, mostrando exemplos de boas práticas e provocando a mobilização da comunidade para este avanço, que é do interesse da nossa sociedade – afirma o presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky.
10 RECEITAS PARA FORMAR UM BOM LEITOR

1. INVENTE O TEMPO
Insira na sua rotina um tempo para ler com o seu filho e faça comentários sobre o que leram. Pode ser antes de dormir, depois do jantar ou no meio da tarde – o importante é criar situações para que isso ocorra. Quem tem pouco tempo pode separar recortes de jornal, ou estipular páginas de um livro, e combinar com o filho que ele fará a leitura sozinho e depois ambos discutirão juntos as impressões daquele tema que os dois leram em momentos diferentes.

2. AO ALCANCE DA MÃO
Tenha livros por perto. É interessante criar um ambiente na casa – pode ser uma cesta de livros e revistas ou uma estante – que seja de fácil acesso à sua família e aos visitantes. Pode ser um bom pretexto para se iniciar um diálogo sobre autores ou tipos de texto. Assim, você ajuda a disseminar o conhecimento.

3. PRESENTE DE ANIVERSÁRIO
Estimule seu filho a presentear os amiguinhos com livros. Peça para ele imaginar o tipo de leitura que o colega possa gostar e leve-o com você à livraria para que busquem juntos um título. Isso faz com que a criança vincule o livro a algo importante.
4. EM BUSCA DE RESPOSTAS
É comum que na infância e na adolescência surjam dúvidas e que elas sejam compartilhadas com os pais. Uma dica é começar um diálogo breve em casa, estimulando o filho a dizer o que imagina que tal assunto possa significar, e marcar um passeio com ele, em seguida, para tirar mais explicações diretamente dos livros. Pode ser um bom pretexto para frequentar bibliotecas e livrarias.

5. ENCONTRO COM O AUTOR
Tome como programa de família comparecer a eventos com contadores de histórias e busque se informar sobre lançamentos na cidade, em que o autor estará presente. Isso ajuda a aproximar os leitores de todas as idades dos escritores.

6. HISTÓRIAS NO CHÃO
Em grupos maiores, na escola ou entre amigos, é possível criar um “mar de histórias”. Coloque um tecido no chão e espalhe os livros sobre ele. O ideal é que sejam todos do mesmo gênero: só poesia, ou só crônica, ou só romance. Os participantes sentam em volta e o leitor mais experiente apresenta alguns títulos da seguinte forma: “este eu li e é muito interessante”, “este eu não li, mas o autor é maravilhoso” ou “este tem um personagem muito engraçado”. Feita a apresentação, escolhe-se o que será lido, atenta-se para o título, para a sinopse. Depois de um tempo predeterminado, cada um se encarrega de apresentar o que leu e tece comentários para o grupo.

7. BILHETE ESCONDIDO
Na biblioteca da escola ou no acervo de casa, crie o hábito de deixar um bilhete dentro do livro com as suas impressões para o próximo que lerá aquela obra. Pode ser um comentário curto do tipo: “Você vai gostar muito desta leitura, ela é um pouco cansativa no início, mas vai ficar muito empolgante em seguida. Preste atenção no personagem tal. Ele é muito divertido”.

8. CLUBE DE LEITURA
Crie o seu clube de leitura: pode ser com os seus amigos, com o namorado, com os filhos, com o marido, com a família. Estamos habituados a discutir impressões de filmes ou de jogos de futebol, mas, quando lemos uma obra, calamos. O que passa batido na leitura de um chama a atenção na do outro, e essa troca é enriquecedora. O professor pode dividir a turma em pequenos grupos e distribuir histórias em quadrinhos para um, poesia para outro, suspense para um terceiro, conforme os interesses. Na semana seguinte, depois de feita a leitura, trocam-se experiências.

9. DIÁRIO DE EMOÇÕES
Ter um diário de leitura ajuda na organização e também é uma forma de compartilhar emoções, que podem ser acessadas no futuro. Você pode fazê-lo sozinho ou eleger alguém para escrever junto. Ele pode abrigar anotações sobre do que mais gostaram do que foi lido, de que forma você foi tocado por determinada obra e até revisitar títulos já lidos para comparar. Copiar trechos também é uma dica.

10. PROCURE NA WEB
A internet pode ser um bom acompanhamento da leitura. Você pode consultar conceitos desconhecidos, pesquisar palavras incompreensíveis e até buscar fotos – elementos para tornar a leitura mais clara.
Fonte: Fonte: Edi Fonseca, formadora de professores e contadora de histórias

O QUE É MEDIAÇÃO DE LEITURA?
Uma ponte entre o texto e os leitores, tornando as leituras mais compreensíveis. O mediador é um leitor experiente, que gosta e sabe como estimular outros a adquirirem o mesmo hábito. Como cada texto exige uma competência diferente, é tarefa dele auxiliar o leitor a estreitar seu contato com a palavra escrita.

BONS APOIADORES DE LEITURA...
... desenvolvem estratégias para aproximar o texto do leitor.
... procuram conhecer as possibilidades de leitura do aluno, indicando obras compatíveis com o nível de compreensão dele.
... dominam a obra que irão mediar.
... foram marcados por experiências de leitura significativas em suas vidas.

COMO FAZER O CURSO ONLINE
No site do concurso www.premiorbsdeeducacao.com.br, é possível fazer um curso online gratuito sobre como ler e o papel do apoiador de leitura. Ao longo do curso, que leva em média duas horas para ser concluído, também serão apresentadas informações que ajudarão na produção do relato para o Prêmio RBS de Educação.

CARTILHA PARA AUXILIAR EDUCADORES
Estão disponíveis no site do prêmio cartilhas que podem ser usadas em encontros de formação organizados por escolas e por pessoas interessadas em atuar na área.

COMO PARTICIPAR
Confira como vai funcionar o prêmio

Qual é o prazo para inscrições?
De 13 de maio a 14 de julho.

Onde se inscrever?
No site www.premiorbsdeeducacao.com.br, onde também está o regulamento do prêmio.

Quais são as categorias?
Professor de escola pública, professor de escola privada e projeto comunitário.

Quem pode participar?
Professores e educadores que desenvolvam práticas de mediação de leitura. A premiação não se restringe a projetos nas disciplinas de português e literatura, já que as habilidades leitoras também são fundamentais nas áreas de matemática e ciências, entre outras. Para concorrer, os interessados devem elaborar um relato que tenha como tema as práticas de ensino de leitura.

Como será a seleção?
A Comissão Julgadora será formada por especialistas. Após avaliação dos relatos, que devem ser submetidos no site do prêmio, a comissão elegerá três finalistas para cada uma das categorias, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, separadamente. Entre os finalistas, serão escolhidos os vencedores, pelos jurados e ainda por um júri popular.

Qual é o valor do prêmio?
R$ 155 mil, distribuídos entre finalistas dos dois Estados.

Posso me inscrever em mais de uma categoria?
Sim, desde que você atue em mais de uma categoria. Por exemplo: como voluntário em um hospital e professor de escola pública ou privada.

COMO ESCREVER O RELATO

O formato do texto
- O texto deve ser na primeira pessoa do singular.

- O tamanho máximo do relato é padrão para todas as inserções no site, entre 9 mil e 18,5 mil caracteres.

- O relato deverá ser escrito diretamente no site.

- Os relatos não devem trazer a identificação dos inscritos nem a dos participantes. É possível usar nomes fictícios. Entretanto, em qualquer momento do processo de seleção, a organização do prêmio poderá solicitar contatos dos envolvidos para verificação de autoria.

Dicas para a elaboração
- O leitor do relato não conhece a prática. É preciso explicitar o que foi feito.

- Evite descrições genéricas, explicite as frases faladas, as interferências realizadas, a reação do grupo.

- Antes de enviar para a coordenação do prêmio, peça a um colega que leia o seu material e faça perguntas que ajudem você a tornar o texto mais claro.

- A leitura do texto escrito por você será a única forma de os avaliadores conhecerem sua prática: o texto precisa estar claro, sem incorreções, coerente e consistente.

- No site www.premiorbsdeeducacao.com.br é possível fazer a inscrição, realizar um curso online e entender melhor o que é um mediador de leitura.

Fonte: 
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,4135851,21955 - Acesso em 13/05/2013

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